Enfermeiros baianos lideram pesquisas sobre saúde durante o Carnaval de Salvador

O enfermeiro Dr. Anderson Reis de Sousa e a enfermeira Dra. Lilian Conceição Guimarães de Almeida, ambos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, coordenam pesquisas durante o carnaval de Salvador, Bahia.

03.03.2025

A primeira pesquisa busca analisar as práticas de saúde, afetivo-sexuais e os padrões de consumo de aditivos no sexo por homens que fazem sexo com homens no carnaval de Salvador, Bahia, Brasil. O foco central é compreender o fenômeno denominado internacionalmente como “chemsex” ou sexo químico e mais usual no Brasil como sexo aditivado, que tem a ver como um conjunto de intenções, desejos, comportamentos, atitudes e práticas em torno do sexo e do uso de subsistências. Embora, tanto pessoas heterossexuais possam aderir a cultura chemsex, como já vem sendo observado na cidade de Salvador, uma atenção especial tem sido destinada aos Homens que fazem Sexo com Homens, em que a prática do chemsex parece estar mais frequente e carece de iniciativas que promovam cuidado em saúde e proteção da vida, sob a perspectiva da redução de danos e a não discriminação. Os enfermeiros pesquisadores acreditam que com a chegada de grandes festas populares como o carnaval, uma das maiores festas populares no mundo, pode haver o surgimento de novas práticas pessoais e coletivas ainda a serem conhecidas para que haja ampliação do conhecimento dos profissionais de enfermagem durante o atendimento a essa população e a prestação de assistência de enfermagem de precisão, baseada em evidências científicas, considerando, principalmente, o enfrentamento as vulnerabilidades sociais em saúde, a produção do cuidado de enfermagem respeitoso e tecnicamente qualificado.

Fazem parte da equipe de pesquisa ainda outros colegas enfermeiros de universidades públicas brasileiras, bem como liga acadêmica, grupos de pesquisa, rede de redução de dados. O formulário da pesquisa contou com a validação de pessoas que praticam a pegação pra sexo e fazer uso de substâncias e/ou que são adeptas à prática do “chemsex” (sexo aditivado) e de pesquisadores e ativistas de várias regiões do Brasil e de áreas de conhecimento diversas como: Antropologia, Sociologia, Comunicação, Medicina, Farmácia e Biotecnologia. A pesquisa contribuirá com áreas estratégicas para a atuação em Enfermagem como a Saúde Sexual, Saúde do Homem, Saúde Mental e Saúde Pública.

A pesquisa pode ser respondida através do acesso a um formulário on-line:

https://forms.gle/4LBuyb4gpBioMS578

Ou também através dos perfis dos projetos idealizadores na rede social digital Instagram: @cuidadosaudehomens e o @bondeuniversitarioufba.

Uma outra pesquisa, coordenada pelo enfermeiro Dr. Anderson Reis de Sousa, que também é membro da Câmara Técnica Enfermagem na Promoção da Equidade em Saúde de Grupos Populacionais em Vulnerabilidade – CTEPESGPV, do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, está direcionada a conhecer as condições de saúde geniturinárias e intestinais da população masculina no carnaval, na busca por compreender como os homens tem estabelecido cuidados de prevenção de problemas e agravos em saúde relacionados ao funcionamento dos órgãos genitais, a função de eliminação urinária e intestinal no período da folia. A preocupação que motivou a pesquisa, está, principalmente, na categoria de homens trabalhadores no carnaval, a exemplo dos cordeiros, vendedores ambulantes, profissionais da área de produção técnica e artística de montagem dos trios elétricos, profissionais da segurança como os policiais e da limpeza pública, uma vez que passam por períodos prolongados nas ruas e podem enfrentar dificuldades de acesso à água potável gratuita e segura para consumo, acesso de qualidade à banheiros ou mesmo estarem expostos a más práticas de cuidado com higiene íntima e ao consumo alimentar inseguro, o que pode acarretar em problemas de saúde significativos. Além disso, a pesquisa tem uma preocupação com as pessoas com deficiência, a exemplo das pessoas com estomas de eliminação que estejam participando do carnaval, o que faz relação com a Enfermagem Estomaterapeuta, Enfermagem em Urologia e Nefrologia, Enfermagem em Controle de Infecção, Enfermagem de Reabilitação e Saúde Pública entre outras áreas de interesse para o campo da Enfermagem na Bahia.

A pesquisa pode ser respondida através do acesso a um formulário on-line:

https://forms.gle/4LBuyb4gpBioMS578

Maiores informações também podem ser obtidas através do perfi do projeto na rede social digital Instagram: @cuidadosaudehomens

https://forms.gle/b4EHnoyNSd29NbAL9

Fonte: Ascom - Coren Bahia

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...