Museu Nacional de Enfermagem promove união entre a literatura e a categoria

22.10.2024

O Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN), em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), abriu as portas do Memorial Anna Nery para ser palco do “Ocupa Cachoeira Literário”, que aconteceu durante a 12º Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), realizada na cidade histórica de Cachoeira, na Bahia. O evento aconteceu nos dias 18 e 19 de outubro, com entrada gratuita, e prestigiou a produção literária independente baiana.

Recentemente reformado, o Memorial Anna Nery foi o lar da pioneira da Enfermagem brasileira, se tornando um local tombado por sua importância cultural e pelo valioso acervo que resgata a história da profissão no país.

Neste ano, a Flica pôde conhecer a “História da Enfermagem Nacional: a contribuição afrodescendente”, uma exposição que narra a trajetória de cuidadores e a profissionalização da Enfermagem negra brasileira. A trineta de Anna Nery, Solange, participou do evento contando histórias sobre a patrona da Enfermagem.

A programação também recebeu diversos autores, música, exposição com mediação, pintura para crianças e caça-tesouro literário.

Fonte: Ascom/Cofen