Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Justiça reafirma a obrigatoriedade da supervisão de enfermeiro em clínicas de radiologia e imagem


21.05.2025

A presença de enfermeiro supervisor é obrigatória em estabelecimentos de Saúde, inclusive clínicas de radiologia e diagnóstico por imagens, reforçou a 12ª Vara da Justiça Federal, em vitória do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) contra parecer do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Contrariando a legislação vigente, parecer previa que “o médico radiologista poderá ser auxiliado por profissional técnico de Enfermagem e/ou profissional auxiliar de Enfermagem, cabendo ao médico responsável supervisionar os respectivos profissionais”. A sentença determina a retirada do parecer da internet e retificação da informação divulgada pelo réu.

“A Enfermagem é uma profissão autônoma, cabendo privativamente ao profissional enfermeiro a supervisão de técnicos e auxiliares de Enfermagem. Estamos atentos e vigilantes em defesa da lei do exercício profissional, buscam um atendimento seguro e eficaz à população”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri.

A sentença reforça a jurisprudência consolidada quanto à obrigatoriedade de manutenção de enfermeiro Supervisor em unidades de Saúde. O “réu Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem não tem competência para restringir o campo de atuação do profissional de Enfermagem”, afirmou o juiz Maurílio Queiroz.

“Tal restrição ao campo de atuação do enfermeiro, somente poderia ocorrer por Lei Federal que limitasse sua atuação, que é delineada e regulamentada pela Lei nº 7.498, de 25/06/86”, afirma a sentença.

Fonte: Ascom/Cofen – Clara Fagundes

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...