Debates intensos marcam a Semana de Enfermagem em Feira de Santana

12 cidades da Bahia estão sendo contempladas com mesa-redonda, conferência e apresentação do Novo Código de Ética.

11.05.2018

Presidente do Coren-BA apresenta materiais de divulgação sobre a autarquia

Na manhã desta quinta-feira (10) aconteceu mais uma edição da 79ª Semana Brasileira de Enfermagem e Semana de Enfermagem do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.O evento, realizado no auditório da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), foi marcado por discussões intensas sobre subdimensionamento de pessoal, mercado de trabalho nos tempos de crise e mudanças trazidas no novo Código de Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

Enfermeira-fiscal, Tatiane Galvão, conduziu a programação do evento.

A enfermeira fiscal, Tatiane Galvão, conduziu toda programação do evento, convidando a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Maria Inez Farias, para compor a mesa de abertura juntamente com a representante do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB), Christiani Gusmão, a representante do Sindicato Intermunicipal dos Técnicos de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem do Trabalho e dos Técnicos de Patologia Clínica do Estado da Bahia (Sintefem), Emídia Oliveira e a enfermeira Carmen Liêta, coordenadora do Colegiado de Enfermagem da UEFS. O discurso em prol da união dos profissionais e das entidades para fazer frente a retirada dos direitos trabalhistas, lutar pela manutenção e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o conhecimento a cerca das leis que regem o exercício da Enfermagem, foram alguns dos pontos refletidos pelos integrantes da mesa.

Enfermeira Cristina Melo falou sobre o mercado de trabalho em tempos de crise

O salário baixo justificado em função da crise foi um argumento desmestificado na conferência promovida pela enfermeira Cristina Melo, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ela explicou os motivos que levaram a enfermagem a ser um campo de trabalho desvalorizado financeiramente desde o surgimento da profissão, relacionando o contexto de divisão sexual do trabalho à narrativa. “Nosso salário tem esse tipo de valor porque somos majoritariamente uma força de trabalho feminina”, apontou a expertise.

Saulo Novaes, advogado do Coren-BA, comentou sobre as Ações Civis Públicas ajuizadas pela autarquia.

No período da tarde, a mesa-redonda foi composta pela representante do SEEB, Christiani Gusmão, pela enfermeira-fiscal do Coren-BA, Sandra de Cássia Santana, pelo advogado da Procuradoria Jurídica do Coren-BA, Saulo Novaes e pela representante do Sintefem, Emídia Oliveira. Os convidados explicaram como o subdimensionamento de pessoal afeta a vida dos trabalhadores, relacionando o tema a saúde dos profissionais, os erros cometidos por eles e os impactos na segurança do paciente.

“Já presenciei 90 pacientes sob os cuidados de apenas dois técnicos de enfermagem em instituição pública, como vocês acham que foi a qualidade da assistência prestada por esses profissionais que estavam sobrecarregados e, em muitos casos, sem insumos para tratar o enfermo?”, questionou ao público, Emídia Oliveira.

Enfermeira-fiscal, Fábia Quele, apresentou o Novo Código de Ética

A enfermeira-fiscal, Fábia Quele, explicou como se deu a elaboração do novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, mas foi o debate enérgico entre os participantes do evento sobre pontos da normativa que agitou as discussões da tarde. “Me sinto uma outra pessoa depois desse evento, agradeço por ter participado desse momento repleto de provocações sobre a legislação, prevíamos a leitura de artigos importantes do código, no entanto fomos muito além”, destacou a presidente do Coren-BA, Maria Inez Farias.

Enfermeiro, Rafael Medeiros, escreveu livro que comenta o Novo Código de Ética

O enfermeiro e estudante de direito, Rafael Medeiros, falou sobre o lançamento do livro de sua autoria “Novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Lei do Exercí

cio Profissional de Enfermagem, Pareceres e Jurisprudências Comentados”, que possui 350 páginas e contêm comentários sobre todos os artigos do novo Código de Ética que entrou em vigor no dia 05 de abril de 2018.

A 79ª Semana Brasileira de Enfermagem e Semana de Enfermagem do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem é um evento promovido pelo Coren-BA, Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB) e pelo Sindicato Intermunicipal dos Técnicos de enfermagem, Técnicos de enfermagem do trabalho e dos Técnicos de patologia clínica do Estado da Bahia (Sintefem).

Para realizar a inscrição (inclusive dos eventos nas subseções), acesse http://apps.coren-ba.gov.br:81/sben/sistemainscricoes

ATENÇÃO: Os estudantes associados à ABEn-Bahia deverão realizar inscrição pelo e-mail tesouraria@aben-ba.com.br, mediante apresentação do comprovante de quitação da anuidade 2018. Estudantes não associados, inscrições somente no local.

Exposição – Em homenagem às (os) trabalhadoras (es) das categorias de Enfermagem será realizada a exposição fotográfica “O trabalho em Enfermagem ajuda a manter a vida”. A mostra estará aberta ao público entre os dias 12 e 19 de maio, no Shopping Piedade em Salvador, e tem como objetivo demonstrar à população as áreas de atuação de enfermeiras, técnicas de enfermagem e auxiliares de enfermagem.

Clique nos links abaixo e confira a programação por cidade:

5/05 – GUANAMBI

16/05 – IRECÊ