Conselho de Enfermagem da Bahia protocola ofício no MP contra anúncio do “Baba das Nigrinhas”

Publicidade fez associação deturpada da imagem da profissional enfermeira

25.03.2019

O Conselho de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) protocolou ofício no Ministério Público Federal contra anúncio feito pela organização do “Baba das Nigrinhas”. Na propaganda divulgada em redes sociais, a ex-vereadora de Salvador, Leo Kret, aparece como madrinha do evento, vestida com fantasia sexual simbolizando uma profissional de enfermagem.

Nos últimos dias, a caixa de mensagem da Ouvidoria do Coren-BA ficou lotada com reclamações de trabalhadoras das categorias de enfermagem que se sentiram ofendidas com a associação deturpada que se fez da imagem da profissional enfermeira.

Como o Coren-BA não possui legitimidade para representar as(os) profissionais em seus direitos personalíssimos, por se tratar de uma autarquia federal com atividade fim de fiscalização do exercício profissional, a Procuradoria Geral do Conselho encaminhou “prints” das publicações para o MP a fim de que o caso seja examinado pelo órgão competente.

“É um tipo de propaganda que ofende a honra das enfermeiras e vai de encontro ao princípio da dignidade da pessoa humana (Art. 1º, III, Constituição Federal) que preconiza a qualidade essencial e singular de cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e consideração por parte do Estado e da sociedade”, comentou a presidente do Coren-BA, Maria Inez Alves de Farias.

Não é a primeira vez que o Conselho se posiciona diante de situações desse tipo. O caso mais recente aconteceu em outubro de 2018 quando o plenário do Coren-BA realizou ato de desagravo público em favor das enfermeiras do estado após um clube masculino divulgar anúncio publicitário em rede social referente a uma festa que comemoraria o dia do médico. Na propaganda aparecia a imagem de uma mulher vestida com traje e expressão sexualizada, pretendendo aludir ao estereótipo de uma enfermeira.

As categorias de enfermagem compõem o maior número de profissionais da equipe de saúde, na Bahia são 120 mil trabalhadoras(es) e as mulheres representam 85% do total desse universo. É uma profissão regulamentada pelo Estado e composta por três profissões: a de auxiliar de enfermagem, a de técnica de enfermagem e a de enfermeira.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...