Mercado de trabalho em enfermagem nos tempos de crise foi tema de conferência realizada em Jequié
O evento faz parte da 79ª Semana Brasileira de Enfermagem e Semana de Enfermagem do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.
26.05.2018
Em Jequié, a 79ª Semana Brasileira de Enfermagem/Semana de Enfermagem do Sistema Cofen/Conselhos Regionais foi realizada no auditório da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), na última quarta-feira (23).
A abertura do evento teve a presença de Renato Sousa Santos, enfermeiro-fiscal do Coren-BA e da enfermeira Kay Amparo Santos representando o Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB). Na mesa de abertura, o enfermeiro-fiscal deu as boas-vindas aos presentes e colocou-se à disposição para elucidar questões referentes ao exercício da Enfermagem. “Não vou medir esforços para fortalecer a fiscalização da região de Jequié, trabalhando com ética e lutando pela valorização do profissional e da profissão Enfermagem”.
A enfermeira Kay, representando o SEEB, parabenizou a organização da Semana Brasileira de Enfermagem em Jequié, enfatizando a importância de as entidades ligadas à enfermagem, como o sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia e o Coren-BA estarem juntos em favor da valorização da profissão. “É preciso que o profissional da enfermagem tenha conhecimento dos seus direitos, e esse é o momento de construção e de mudança de postura individual”, afirmou.
A enfermeira e ex-conselheira do Coren-BA, Engrácia Figueiredo Lima, realizou a conferência sobre “Mercado de trabalho em enfermagem nos tempos de crise”. Uma abordagem histórica da profissão foi trazida pela enfermeira que promoveu nos presentes uma reflexão sobre a o papel de cada profissional na busca pela valorização. “Somos quase dois milhões de trabalhadores na enfermagem e o massacre que estamos sofrendo dentro dos nossos espaços de trabalho é resultado da nossa omissão. É preciso se organizar para se fortalecer”.
No período da tarde, o Enfermeiro Charles Sousa Santos, conselheiro suplente do Coren-BA e professor assistente lotado no Departamento de Saúde II da UESB, apresentou as principais mudanças trazidas pelo Novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Charles apresentou a atual estrutura do Código e as principais referências teóricas que balizaram a reformulação da normativa, como por exemplo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Lei Maria da Penha e o Estatuto do Idoso.
Para encerrar a programação do evento, a discussão sobre subdimensionamento de pessoal e suas consequências em relação à saúde do trabalhador, erros e segurança do paciente reuniu a Enfermeira Fiscal do Coren-BA, Andressa Nogueira de Paula Sindeaux, o advogado do Coren-BA, Saulo Novaes, e a enfermeira, representante do SEEB, Kay Amparo Santos.
Andressa apresentou trechos da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem e listou cronologicamente as Resoluções do Conselho Federal que normatizam o cálculo de dimensionamento da equipe de enfermagem. Segundo a enfermeira-fiscal, o cálculo de dimensionamento de pessoal numa instituição “é a maneira de calcular o quantitativo de recursos humanos para alocar nos postos de serviços conforme a necessidade. Quando esse recurso humano está subdimensionado, quer dizer que este recurso humano não está sendo suficiente para atender à demanda que existe”. O subdimensionamento da equipe de enfermagem causa o adoecimento do trabalhador, pois a carga de trabalho elevada pode impactar na saúde do trabalhador, sempre considerando as materialidades internas e externas, causadoras de doenças fisiológicas e psíquicas.
O advogado do Coren-BA, Saulo Novaes, apresentou as Ações Civis Públicas ajuizadas pela Autarquia, demonstrando como esses ações tem sido eficientes no combate ao subdimensionamento da equipe de enfermagem. Saulo afirmou ainda que é importante que os profissionais de enfermagem estejam atentos à legislação que normatiza a profissão, pois assim estarão se protegendo quanto à execução das suas atividades e também, indiretamente, ajudam a combater o subdimensionamento da equipe de enfermagem.
Para encerrar a discussão, a Enfermeira Kay Amparo discorreu sobre a saúde do trabalhador e o que o subdimensionamento de pessoal causa aos processos de trabalho. “O subdimensionamento de enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem está relacionado ao adoecimento no trabalho”.
Confira todas as fotos do evento: