Conselheiros eleitos para o triênio 2015-2017 tomam posse no Coren-BA


21.11.2014

O novo plenário do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), que vai conduzir os trabalhos na autarquia no triênio 2015-2017, tomou posse na manhã desta sexta-feira, no auditório da sede, nos Barris. A cerimônia foi conduzida pela conselheira Nair Fábio, em atenção ao disposto no Código Eleitoral dos Conselhos de Enfermagem. De acordo com o documento legal, a posse, no caso de reeleição do presidente, é dada pelo conselheiro mais idoso, desde que não tenha sido reeleito.

3Na abertura, Nair Fábio explicou os procedimentos, esclarecendo que o novo plenário assume os trabalhos a partir de 1º de janeiro de 2015. Em seguida, convidou os conselheiros efetivos e suplentes do quadro I e dos quadros II e III para tomar posse e assinar a ata lavrada em livro. Antes de encerrar a sessão, Nair aproveitou para destacar o trabalho realizado pela gestão nestes três primeiros anos de trabalho. “Se muito vale o já feito, mais vale o que será. E é preciso conhecer o que foi feito, para melhor prosseguir. E nós fizemos muito. Esse Novo Tempo não é um slogan, mas um conceito de um novo tipo de gestão”, afirmou.

Desejou boa sorte aos empossados e aproveitou a oportunidade para se despedir. “Me sinto muito orgulhosa de ter contribuído com este trabalho. Aos conselheiros que permanecem, a palavra de ordem é consolidar e avançar. Aos que estão chegando, é preciso conhecer para crescer junto. Aproveito para desejar muito êxito, sucesso, conquistas, harmonia e lealdade. E para me despedir, vou citar Fernando Pessoa: ‘ o valor das coisas não estáno tempo que duram, mas na intensidade que acontecem’. Sejam felizes.Não dá para mudar o começo, mas vai dar para mudar o final. Minha esperança é imortal”, concluiu, sob os aplausos dos presentes.

4
Conselheira Nair Fabio, ao centro. À sua esquerda, conselheira Aline Soares. À sua direita, conselheira Marilza Bastos

Composição do plenário – As eleições para a composição do plenário para o próximo triênio ocorreu no dia 13 de setembro, pela internet. A Chapa 1 venceu com cerca de 60% dos votos válidos. A homologação do resultado pelo Cofen foi publicada no Diário Oficial da União nº 207, em 27 de outubro de 2014. O plenário é composto pelos conselheiros efetivos do quadro I, Engrácia Figueiredo Lima, Laurinda Lula Machado, Leila Maria Ribeiro Brito, Lucimara Alves Silva, Maria da Conceição de Mesquita Souza Saraiva, Maria Luísa de Castro Almeida, Mirian Oliveira dos Anjos, Neuranides Santana, Orlaneide Santos da Silva e Tania Mara Valadares Chagas. Os suplentes do quadro I são: Cristiane Magali Freitas dos Santos, Edialeda Maia de Lima Almeida, Edilmar Vilela Dourado, Eliane Santana Nunes Coutrim, Ieda Silva Carvalho, Joalice Batista Xavier, Luciano Guilherme da Silveira, Maria do Socorro de Almeida, Patricia de Oliveira Campos, Vivalnita Mendonça da Encarnação.

Pelos quadros II e III, foram empossados como efetivos Izabel Idalina Santos da Luz, João Bartolomeu Santos Araújo, Julieta de Carvalho Velozo, Maria José Cruz Cova, Rita de Cássia Oliveira Barreto, Samuel Azevedo Santos e Tatiane Rocha Dias Nascimento. Os conselheiros suplentes dos quadros II e III são: Catia Lafaéthe Veloso Dantas Santos, Cleferson Silva dos Santos, Edvalda Marcia de Jesus Lima, Fernando de Jesus Teixeira, Lucia da Silva Figueiredo, Marcos de Oliveira Silva e Otávio Mascarenhas Mutti.

11Desafio – Para os novos conselheiros, assumir um posto no conselho é um grande desafio, mas todos trazem boas expectativas, a experiência de vida na bagagem e muita vontade de ajudar e aprender. “Esse é um projeto de muita responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de compartilhar saberes, produzir conhecimento e promover melhorias na qualidade do cuidado, principalmente com essa aproximação do conselho com o interior”, afirmou a conselheira suplente e enfermeira Patrícia Campos, que representa o município de Itapetinga no plenário. “Me sinto muito privilegiada por fazer parte dessa nova gestão do Coren-BA. Para mim é um desafio e eu espero ajudar a valorizar nossa categoria e fazer da enfermagem uma classe mais forte, capaz de assistir o paciente da melhor forma possível”, destacou a enfermeira Eliane Coutrim, conselheira suplente.

“Eu sempre ouvia falar do conselho, mas não entendia muito bem como ele funcionava. Então para mim é um grande desafio fazer parte desta gestão, tem sido um aprendizado constante. As expectativas são as melhores possíveis, no sentido de contribuir para o fortalecimento e visibilidade da enfermagem”, destacou o conselheiro suplente e técnico em enfermagem Marcos Oliveira. “É um desafio, mas um desafio muito bom. A gente precisa adentrar, compreender, aprender e contribuir para que as mudanças ocorram. Há muita desinformação em nossa categoria”, pontuou a auxiliar em enfermagem e conselheira suplente Edvalda Marcia Lima.

Seminário interno – Os integrantes da chapa eleita participaram nesta quinta-feira (20) de uma oficina, que contou com a explanação sobre o funcionamento do conselho e dinâmicas de grupo. A proposta foi promover a integração, trocar experiências, ressaltar a importância do equilíbrio no trabalho coletivo e acolher os novos integrantes. O seminário foi aberto pela presidente do Coren-BA, Maria Luísa de Castro Almeida, que destacou a importância do papel de cada um para o resultado positivo do trabalho. “Precisamos alimentar o espírito de reafirmação do que viemos fazer aqui. Não fizemos tudo o que queríamos nestes primeiros três anos, mas certamente fizemos muito mais do que imaginávamos”, completou.

Maria Luísa destacou o movimento de mudança que levou a Gestão Novo Tempo a buscar espaço no conselho. “Viemos para cá com uma proposta de redemocratização e transparência do sistema Cofen/Corens. É preciso reavaliar o papel do conselho como órgão fiscalizador. Nos aproximamos do conselho por discordar da condução que estava sendo dada, em busca de mudanças. A desinformação é algo muito sério, é preciso fazer frente a isso e levantar este debate. É preciso estabelecer uma relação de participação, respeito mútuo e parceria em busca de um projeto político para a enfermagem” ressaltou.

2
Professora Stella Barros

A dinâmica de grupo foi conduzida pela professora Stella Barros. Os conselheiros eleitos tiveram que montar quadros individuais em folhas de ofício, utilizando pedras, folhas e flores. Em seguida, dividiram-se em grupos para montar um novo quadro, a partir da junção do trabalho de cada um. Logo após, juntos precisam montar uma mandala utilizando os quadros produzidos pelo grupo. No final, a professora Stella comentou sobre a proposta da dinâmica. “Todos utilizaram os mesmos elementos, mas cada um produziu um quadro diferente. Nós somos diferentes, cada um faz uma obra de arte da própria vida. É preciso respeitar as diferenças de cada um”, pontuou.

IMG_2281
O seminário contou ainda com as exposições da gerente administrativa-financeira, Virgínia Di Tullio, e da conselheira e primeira tesoureira da atual gestão, Maria José Cova. A primeira, explicou o funcionamento do conselho do ponto de vista administrativo, enfatizando os processos, missão, visão e valores. A segunda, explanou sobre as questões financeiras e orçamentárias. Para encerrar, a professora Stella voltou a se pronunciar, indicando a necessidade de se deixar claro o papel de cada um, para minimizar os conflitos no trabalho em grupo. “Todo trabalho em equipe é um movimento ondulatório. É fundamental olhar para o outro, dialogar em prol de um resultado comum”. A enfermeira Sandra de Cássia, responsável pela coordenação do trabalho em salvador e Região Metropolitana, também palestrou, esclarecendo sobre todo o processo de fiscalização da autarquia.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...